A Primeira Conferência sobre VIH e Sida no Corredor do Lobito, em Benguela, foi aberto hoje, quarta-feira, numa sessão presidida pelo vice-governador desta província, Eliseu Epalanga.
A conferência, sob o lema” Fortalecer a resposta, enfraquecendo o VIH/Sida” constituiu um espaço para o intercâmbio de experiências e para discussão e análise sobre os desafios e oportunidades para a melhoria da resposta a epidemia nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
O encontro visa fortalecer os mecanismos de intervenção do governo, da sociedade civil e dos parceiros para o acesso universal dos serviços de Sida.
Na actividade serão abordados temas como o VIH e Sida no género, estigma e discriminação, políticas e quadro legal nacional, papel da sociedade civil e o seu envolvimento no corredor do Lobito, actual quadro da sida em Angola e o papel da comunicação social no combate a epidemia.
Pretende-se o reforço da articulação na resposta entre os diferentes actores sociais e melhorar a coordenação das acções no Corredor do Lobito.
Durante três dias os participantes vão igualmente reflectir sobre a qualidade dos serviços prestados às comunidades no domínio da prevenção cuidados, apoio e tratamento.
O evento conta com a presença de 60 delegados e especialistas em matéria de VIH, do governo, sociedade civil e de outros sectores das referidas províncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário