O vice-governador de Benguela para a área política e social, Eliseu Epalanga Domingos, reafirmou hoje quarta-feira, o comprometimento do governo na luta contra as grandes endemias em Angola.
Eliseu Epalanga falava na abertura da I conferência no corredor do Lobito sobre HIV/Sida, sob o lema” Fortalecer a resposta, enfraquecendo o VIH/Sida” em representação do governador de Benguela, Armando da Cruz Neto.
Segundo o responsável, o governo tem sido participe e observador atento dos esforços que vêem sendo desenvolvidos pelo executivo angolano, em parceria com vários actores sociais, com a finalidade de estancar o alastramento desta grave endemia por meio de programa de atendimento às vítimas e a distribuição de retrovirais de forma universal.
Reconheceu que há ainda muito por se fazer, desde as acções de sensibilização aos cidadãos para aderirem aos testes de prevenção e tratamento e cuidados a ter com HIV/Sida, bem como a eliminação do fenómeno da estigmatização dos portadores da doença.
Afirmou que o objectivo primário do fórum remete para a necessidade do governo, enquanto órgão que traça as políticas de carácter social, sociedade civil e parceiros sociais, de interagirem nas acções conducentes à prestação de serviços na área da saúde e de forma particular, no combate ao flagelo de HIV/Sida.
A I conferência no corredor do Lobito sobre o HIV/sida que decorre até sexta-feira próxima, conta com a participação de 60 delegados das províncias de Benguela, Huambo Bié e Moxico.
Sem comentários:
Enviar um comentário