Aníbal Kamati-Benguela
As autoridades da saúde apresentaram balanço positivo, no final da feira da saúde, realizada, fim-de-semana último, no largo de África, no âmbito das celebrações do 69º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Segundo o responsável provincial do laboratório do diagnóstico da malária, Manuel Cassiano, o balanço é positivo, uma vez terem testado 91 pessoas, dos quais dois positivos, uma criança e um adulto.
Justificou que o número é reduzido em relação as feiras passadas, pela falta de mobilização da comunidade, no entanto, apelou, a população deve prevenir fazendo testes de diagnóstico à malária, para evitar o acúmulo do plasmódio e evitar gravidade.
“Neste caso o melhor é prevenir do que curar, por tanto sempre que haja feira da saúde é preciso aderir”.
A enfermeira e conselheira do CATV, Arleth Martins Fernandes, realçou que durante a feira testaram 103 pessoas, das quais 5 mulheres e nenhum caso positivo.
Entretanto, em relação as feiras passadas o número de voluntários baixou consideravelmente, tendo em conta o registo feito na feira das festividades do carnaval atingirá aproximadamente 200 voluntários.
Apelou a população a aderir aos serviços, não só nas feiras como também no centro sanatório para que realmente saibam o estado serológico, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário