PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Diarreia causa mortalidade elevada em pessoas que vivem com VIH




A diarreia afecta 90 por cento das pessoas que vivem com o Vih/Sida e resulta numa morbilidade e mortalidade elevada, sendo o risco de morte onze vezes maior em crianças infectadas com a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).


De acordo o relatório daquela constituição, enviado hoje, quarta-feira, à Angop, em África a diarreia é quatro vezes mais comum em crianças infectadas com o Vih, e sete vezes mais comum em adultos infectados com a patologia, do que entre os membros de uma família não infectada com a doença.


Refere ainda que, a diarreia aumenta a contagem da carga viral do Vih em 0,71 por pessoa, por ano.


A infecção por Vih foi co-relacionada com a duplicação de frequência da malária e contagens mais baixas de células CD4 estão associadas a um risco aumentado de malária.


O número de novos infectados em 2009 foi de 2,6 milhões. O número de mortes de pessoas com Sida é estimado em 1,8 milhões.


Em 2008, a OMS estimou que existam 33,4 milhões de infectados, sendo 15,7 milhões mulheres e 2,1 milhões jovens abaixo de 15 anos.


Já dentro do corpo, o vírus infecta principalmente uma importante célula do sistema imunológico, designada como linfócito T CD4+ (T4).


De uma forma geral, o Vih é um retrovírus que ataca o sistema imunológico, causando eventualmente a síndrome da imunodeficiência adquirida (Sida) em casos não tratados.




Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES