PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Programa de municipalização dos serviços de saúde soma e segue no chongoroi


O programa de municipalização dos serviços de saúde, traçado pelo executivo angolano, continua a surtir efeitos positivos no município do Chongoroi, província de Benguela, afirmou hoje o director clínico do Hospital Municipal, Joaquim Cipriano.
De acordo com o responsável, que falava ào Uhayele M´ombaka, através deste programa a administração municipal, direcção provincial e Repartição de Saúde local conjugaram esforços para a aquisição de aparelhos de raio x e de ecografia, que brevemente entrarão em funcionamento.
Avançou que o programa de municipalização dos serviços de saúde permitiu ainda a aquisição de uma viatura e uma ambulância para apoiar os serviços hospitalares, sobretudo para o transporte de medicamentos e outros meios logísticos destinados ao hospital.
Deu a conhecer que os aparelhos estão já a ser montados e no prazo de um mês estarão disponíveis para a população.
Joaquim Cipriano fez saber ainda que com este programa, o governo expande os serviços até as aldeias no sentido de diminuir as taxas de mortalidade em 50 porcento até 2012.
Segundo o director, há um défice de recursos humanos e postos de saúde a nível das comunas e para o hospital na área de especialidades, tendo solicitado já um técnico de ecografia para trabalhar com os aparelhos.
Garantiu que para os serviços de raio-x, o Hospital do Chongoroi conta já com um técnico capacitado para o efeito.
O director clínico do Hospital do Chongoroi disse ainda que para além do banco de sangue, inaugurado a 4 de Abril último, junta-se os serviços de raio-x e ecografia, fazendo com que hospital va se tornando autónomo.
“Com este serviços, o Hospital do Chongoroi deixa de depender do Hospital Central de Benguela, o que ajuda a descongestionar a unidade principal da província”, disse.
Joaquim Cipriano enfatizou que o pelouro, dirigido por Francisco Miguel, administrador municipal, montou igualmente uma tenda de saúde na localidade de Lumbili, arredores do município, visando aproximar os serviços de saúde à população. 
O Hospital Municipal controla 13 unidades sanitárias, entre postos e centros de saúde e mais de uma centena de técnicos, entre médicos e funcionários de base. 
O programa de municipalização dos serviços, iniciado em Janeiro último, visa disponibilizar directamente para as contas das administrações do estado cerca de 165 milhões de kwanzas para os cuidados primários de saúde anualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES