Aníbal Kamati
No âmbito do programa de micro planificação provincial para a campanha viva a vida com saúde, a direcção provincial de saúde em Benguela capacitou, quinta-feira última 11 de Agosto, 32 técnicos do sector, provenientes dos nove municípios da província.
A cerimonia que teve lugar na sala de reuniões da mesma direcção provincial de saúde teve duração de três dias a fim e abordou assuntos de carácter indispensáveis a saúde pública e decorreu sob o lema: juntos unidos para dar um chute a poliomielite e o sarampo fora do território nacional.
Segundo a assessora da direcção nacional da saúde pública, Filomena Jamba, referiu que o objectivo do seminário serviu de uma micro planificação tendo em conta que o ministério da saúde pública e seus parceiros, agendaram precisamente de 9 à 22 de Setembro a terceira campanha viva vida com saúde, onde se vai administrar a vitamina B e o albendazo para crianças menores de 5 anos.
A formadora fez saber que o certame beneficiou 16 técnicos vindos do interior, todos ligados a vacinação e responsáveis das áreas de vigilâncias epidemiológicas.
Filomena Jamba apelou a todos responsáveis da saúde publica técnicos por se tratar de uma campanha integrada.
“A vacina de sarampo é uma vacina que somente é feita pelo técnico de enfermagem, porque conhece bem as técnicas e porque Angola esta a lutar para a erradicação da pólio, nós gostaremos imenso pedir aos técnicos da área de enfermagem se engajem nesta actividade que vai acontecer nos próximos dias 9 à 22 que será a terceira campanha de viva vida com saúde, porque não é qualquer pessoa pode administrar a vacina do sarampo, porque tem regras e técnicas e que nós queremos é imunizar e não só vacinar”, sublinhou.
Para o responsável do programa alargado de vacinação (PAV) em Benguela, Anastácio Sapalo afirmou que este ano ainda não detectaram caso de poliomielite na província, no entanto estão a fazer através das equipas estamos atrás das crianças menores de um ano, no sentido de evitar que surja algum caso positivo de poliomielite.
Apelou a população para criarem cultura de irem aos postos de saúde fixos de vacinação.
Refira-se que o município do cubal notificou quatro casos de sarampo.
Sem comentários:
Enviar um comentário