O director-geral do Hospital Josina Machel, Alberto Paca, apontou hoje, sexta-feira, em Luanda, o álcool, tabaco e a obesidade como causas do aumento das doenças cardiovasculares no país.
Alberto Paca, que falava em entrevista à Angop, na jornada científica de cardiologia e cirurgia cardiovascular, referiu que a falta de consciência sobre o uso de drogas tem perigado a vida de milhares de pessoas.
De acordo com o especialista, deve-se apelar à consciência da população em todos os níveis, quer nas aldeias, quer nas cidades, para que se possa combater esses factores que tem provocado o aumento de doenças cardiovasculares.
De acordo com o médico, a situação cardiovascular no país tem deixado os profissionais de saúde preocupados, salientando existir diversos factores de risco que vão concorrer com o aumento que passa a ser assustador.
“Evitar a gordura na alimentação, o sal e praticar exercícios físicos pode evitar grandiosamente os problemas cardiovasculares, por isso aconselho a todos a evitarem o seu uso" referiu.
Disse ainda que o controle da hipertensão arterial deve ser uma das prioridades, frisando que os africanos têm maior propensão à patologia.
Para o director, nos últimos tempos tem surgido situações de trombose em jovens a partir dos 20 anos de idade, adiantando ser uma grande preocupação para o ramo da saúde.
As doenças cardiovasculares são a 1ª causa de morte a nível do mundo, onde cerca de 16.7 milhões de pessoas morrem por ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário