O médico e director provincial da saúde de Benguela, Valentino Aurélio Caliengue, afirmou, hoje, nesta cidade, que o Presidente da República tem como a saúde das populações prioridade da sua governação e principal indicador do bem-estar.
O médico que falava, no largo de África, onde decorre a feira da saúde, inserida nas festividades de mais um aniversário do Presidente da República, disse que o bem-estar de uma população não se mede sem a saúde e para tal vê-se a dedicação do presidente para a melhoria dos serviços de saúde no país.
Valentino Caliengue salientou que a alta expressão do contrato com a cooperação cubana, pelo PR, veio dar uma lufada de ar, no crescimento, a um ritmo mais acelerado para o bem-estar da população.
Segundo o responsável, a redução da mortalidade, até 50 porcentos em 2015, é uma meta dos 11 compromissos do milénio, que o próprio presidente assumiu em nome dos angolanos.
“E esta a levar o barco na condução, para que se concretize, de facto estamos a atingir os indicadores que foram anunciados como compromisso”, ressaltou.
Disse ainda que o pelouro que dirige colocou a disposição, serviços da malária, que procede a testagem do plasmodium e entrega do coartem para tratamento na hora e a distribuição de mosquiteiros, para além dos serviços do teste do HIV e serviços de vacinações, como oferta à população daquilo que o Presidente que completa mais um aniversário tem lutado para que o povo se sinta bem e os serviços estejam mais próximos da comunidade.
“ É um gesto daquilo que é a política da sua governação”, rematou.
A feira que decorre desde as primeiras horas do dia, tem como objectivo aproximar os serviços de saúde às comunidades e criar acções que retardem a ida dos pacientes ao hospital.
Sem comentários:
Enviar um comentário