PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Psiquiatras da CMLP trocam experiências sobre saúde mental


Psiquiatras da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) estão a trocar experiências no ramo da saúde mental e reforço das políticas de cooperação e inter-ajuda, com outros mais avançados, com vista a um trabalho mais dinâmico e partilhado com relação ao diagnóstico e tratamento das doenças mentais, a nível dos países membros.
Reunidos desde quinta-feira, no seu VII Congresso da Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa, que decorre sob lema” Melhorar a Saúde no Espaço da “CMLP”: Um Desafio com Múltiplas Especificidades”, os especialistas de Angola e os provenientes do Brasil, Cabo-Verde , São Tomé e Príncipe, Moçambique Portugal estão a discutir e analisar questões relacionadas com impacto da globalização da saúde mental.

Neste fórum, que decorre também em simultâneo com o V Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, estão ainda a ser abordadas questões relacionados com a loucura ,o ponto de vista psicanalítico, abuso sexual na infância, o museu de imagens do inconsciente.

A promoção da saúde mental, através da media radiofónica, transtornos mentais, suas directrizes para um modelo de assistência em saúde mental, no quadro da experiência do Brasil, a psicanálise e psicoterapia, são outros temas agendados para este evento que encerra no princípio da noite de hoje.

Quanto à saúde mental em Angola, a psiquiatra angolana Fausta Conceição, em declarações à Angop, defendeu a necessidade de haver maior afinco entre os médicos locais, uma constituição eficiente e políticas de saúde melhor adequadas.

“Os outros países estão mais avançados em relação a Angola, porque eles trabalham em comunidade, enquanto nós, a tendência dos médicos é de trabalhar de forma mais isolada, o que não ajuda em nada”, auto-criticou a psiquiatra.

Disse que com base na experiência de outros países, como Portugal e Brasil, estão a trabalhar no sentido de melhorar cada vez mais os trabalhos, em prol da saúde mental em Angola.

Os três eventos, nomeadamente, o V Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, o VII da Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa e a II Reunião de Educação Médica de Língua Portuguesa encerram todos neste mesmo dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES