PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Técnicos de laboratórios em seminário no municipio do Bocoio


Quinze técnicos de laboratório de análises, de quatro municípios da província de Benguela, participam num seminário de capacitação, com duração de nove dias, promovido pelo Programa Provincial de Combate à Malária, no Bocoio.
 

Os participantes vão abordar temas ligados ao perfil epidemiológico da malária em Angola", "ciclo biológico do parasita", "estratégia global de fazer recuar a doença no país em geral e na província em particular" e o "ciclo evolutivo do parasita no organismo", "a preparação do esfregaço na lamina".
 

"Material necessário, técnica de colheita de sangue por punção capilar", "identificação da lâmina", "os erros mais comuns na execução das preparações sanguíneas de gota e esfregaço" são outros assuntos a serem discutidos nesse seminário.
 

Os participantes abordarão ainda a preparação do corante, coloração das lâminas, identificação das espécies de plasmodium, procedimento da identificação, a densidade parasitária e os diferentes estádios de evolução do parasita.


Os técnicos de laboratório vão também ser formados sobre os cálculos da alta e baixa parasitemia, testes de diagnostico rápido da malária, a vantagem e a desvantagem da microscopia e dos testes de diagnostico rápido, biossegurança na manipulação das amostras de sangue e as normas, limpeza e conservação das laminas.

Participam da acção formativa, que está a ser orientada pelos técnicos do Programa de Combate à Malária da Direcção Provincial da Saúde de Benguela, chefiada pela especialista Catarina Baptista, técnicos de laboratório dos municípios de Baía-Farta, Balombo, Bocoio e Lobito.
 

O acto de abertura foi presidido pelo chefe da secretaria-geral da repartição municipal da Saúde do Bocoio, Manuel Huambo Dulo, e culminará com a realização de aulas práticas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES