Dezoito professores são necessários para reforçar os distintos cursos do nível básico e médio na Escola Técnica Profissional de Saúde (ETPS), na cidade do Lubango, província da Huíla, no âmbito da reforma do sistema de formação em curso.
A informação foi avançada quarta-feira à Angop, no Lubango, pelo director-geral da referida instituição do ensino técnico-profissional, David Luís, que apontou a necessidade urgente de docentes aos cursos de análises clínicas, farmácia, radiologia, estomatologia, cuidados intensivos instrumentalização, anestesiologia, parteiras e enfermagem geral.
O responsável sublinhou também serem necessários docentes para leccionarem as disciplinas de matemática, química e física, de modos a se colmatar o deficit de técnicos nas mais variadas especialidades no sector da saúde.
Actualmente, avançou, a Escola Técnica de Formação Profissional (ETPS), localizada no bairro da Mitcha, arredores da cidade do Lubango, funciona com 24 docentes efectivos, número que considera irrisório dada a demanda de estudantes que anualmente se inscreveram pela primeira vez, assim como enfermeiros que buscam promoção em especialidades diferentes.
Apontou com outra dificuldade que a instituição enfrenta a falta de um meio de transporte para apoio as actividades de supervisão e estágio dos técnicos.
Desde a sua fundação em 2000 a presente data, a ETPS já formou mais de mil e 500 técnicos básicos e médios nas mais variadas especialidades e distribuídos em todas unidades sanitárias públicas e privadas nas 18 províncias do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário