Oito directores clínicos municipais de saúde, aprimoraram, dia 21 de Agosto, sobre conhecimentos de hemoterapia, numa iniciativa da Direcção provincial da saúde.
Segundo o chefe do departamento de inspecção e fiscalização e coordenador provincial de Hemoterapia, em diretores com a equipe do Uhayele M´ombaka, Fernando Fernando, o objectivo do encontro é debruçar com os directores clínicos das unidades onde funcionam os serviços de hemoterapia juntamente com a comissão nacional sobre o andamento destes serviços.
Fernando Fernando fez saber que a equipa nacional vai trabalhar durante cinco dias nos municípios da Ganda, Cubal, Chongoroi, Balombo, Bocoio, Lobito e Benguela para ver como é que está o andamento das acções e dos serviços disponíveis as populações e os principais constrangimentos e os pontos fortes.
Segundo o médico este trabalho de terreno, junto o director provincial da saúde, vieram apresentar todo trabalho durante a semana e convidaram os directores clínicos para também reflectir sobre as anomalias encontradas no terreno, aquilo que são pontos fortes, para chegar a uma posição da província e melhorar os serviços.
Fernando Fernando realçou ainda que chegaram a conclusão que a província está no bom caminho.
Já é um grande avanço porque a distância entre municípios são mesmo muito grandes, por exemplo, uma parturiente do Chongoroi, até chegar à Benguela são muitos quilómetros com hemorragia é muito difícil, e assim acaba-se por perder os pacientes”, sustentou reconhecendo que é importante ter serviços de hemoterapia nestas localidades, para evitarmos transferência de doentes por falta de sangue, frisou.
“ao depositar o líquido precioso, nunca espere teu irmão a receber, toda a pessoa que receber o sangue é uma vida salva, e é sempre um bem para a sociedade”, ressaltou.
Sem comentários:
Enviar um comentário