O sector da Saúde na Baía Farta, 25 quilómetros da cidade de Benguela, beneficiou nesta quinta-feira de meios técnicos e viaturas, para melhorar a qualidade e equidade dos serviços de saúde.
O acto de entrega foi presidido pela administradora municipal, Maria João, na comuna da Kalohanga, 113 quilómetros da Baía Farta, no âmbito do programa integral de combate à pobreza e desenvolvimento rural.
A administração local disponibilizou 191 milhões e 520 mil kwanzas para a aquisição de quatro viaturas e dez motorizadas para apoiar as deslocações dos técnicos de saúde.
Foram ainda adquiridos 15 mini-arcas de cadeia de frio para conservação de vacinas, equipamentos para enfermeiros e doentes, assim como aquisição de medicamentos essenciais, quatro geradores eléctricos e uma ambulância.
Para Maria João, com a aquisição destes meios a administração municipal cumpre com as orientações do executivo central e provincial, que visa levar os serviços básicos de saúde mais próximos da população.
Anunciou ainda que médicos de diversas especialidades iniciarão na próxima semana a realização de consultas médicas no meio rural, visando a melhoria da qualidade de serviços de saúde na região.
A Baía Farta tem uma extensão territorial de 6.744 quilómetros quadrados e uma população estimada em 125 mil habitantes. Conta com uma equipa de oito médicos, dos quais três sul-coreanos, dois cubanos e três angolanos.
Tem também 203 enfermeiros.
No âmbito do programa integrado de combate à pobreza e desenvolvimento rural, a administração municipal está ainda a distribuir material de limpeza e saneamento básico, geradores eléctricos para o fornecimento de energia eléctrica às comunas, bem como tractores com alfaias agrícolas às associações e cooperativas de camponeses e material de pesca artesanal.
Sem comentários:
Enviar um comentário