As autoridades sanitárias da província de Luanda asseguraram hoje, na capital angolana, não haver mortes provocada pela cólera, nas últimas semanas.
Segundo a médica de saúde pública da direcção da saúde, Regina António, a instituição está a intensificar as medidas de combate à cólera, através da realização de palestras, de sensibilização sobre o perigo e as consequências da enfermidade, visando evitar o alastramento da mesma no seio da população.
Apesar desta acção, acrescentou, mais dois casos foram detectados na última semana, no município de Cacuaco.
Por esta razão, a médica exorta à população a respeitar as medidas de prevenção, tais como lavagem das mãos com água e sabão antes de tocar nos alimentos, depois de urinar, defecar ou utilizar a latrina e ferver ou desinfectar a água com 5 gotas de lixívia para cada litro, 30 minutos antes do consumo.
A cólera é uma doença contagiosa que se transmite através da água, alimentos contaminados ou contacto directo com as fezes de pessoas doentes. Manifesta-se por vómitos e diarreia profusa de cor esbranquiçada (parecido com a água de arroz) que leva a desidratação grave e morte em poucas horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário