A proposta do director regional da OMS/Afro, Luís Gomes Sambo, sobre a criação do Fundo Africano para as Emergências de Saúde Pública, apresentada na reunião do ano passado, será submetida hoje, terça-feira, à discussão no 61ª encontro da organização que decorre desde segunda-feira, em Yamoussoukro, Côte d’Ivoire.
Este fundo será criado como um fundo fiduciário, dedicado à mobilização de recursos suplementares para a preparação e resposta aos surtos epidémicos e outras emergências de saúde pública, bem como complementará os esforços desenvolvidos pelos governos e parceiros e promoverá a solidariedade entre os estados membros na resolução de possíveis situações.
O fundo, por outro lado, terá como finalidade mobilizar, gerir e obter recursos suplementares dos estados membros, para dar resposta rápida e eficaz a emergências de saúde pública de interesse nacional e internacional, incluindo doenças de potencial epidémico e pandémico, o impacto sanitário das catástrofes naturais e provocadas pelo homem e as crises humanitárias.
A intenção é garantir uma contribuição significativa e sustentável para a redução da morbilidade e mortalidade, reduzindo o impacto socioeconómico das doenças de potencial epidémico e pandémico nos países necessitados e contribuindo para a diminuição da pobreza, como parte dos objectivos do milénio.
Ainda hoje, os ministros da Saúde da região africana vão reunir em paralelo com o Fundo Mundial de Luta Contra a Tuberculose, Sida e Paludismo para analisarem a décima ronda negocial e preparar a próxima com lições tiradas por cada país.
Um painel com o tema financiamento da saúde, partilhar experiências em assegurar financiamento para alcançar os objectivos nacionais de desenvolvimento sanitário também terá lugar hoje, terça-feira.
Entretanto, a 61ª sessão do comité regional da OMS para África teve início segunda-feira em Yamoussoukro, uma cidade que fica a cerca de 41 quilómetros da capital de Abidjan, onde os participantes em autocarros percorreram perto de quatro horas de estrada.
O encontro termina na próxima sexta-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário