PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Hospital do chongoroi tem novos aparelhos


O director clínico do Hospital Municipal do Chongoroi, província de Benguela, Joaquim Cipriano, anunciou hoje, nesta cidade, que novos aparelhos de Raio X e ecografia estão a ser montados na localidade, devendo entrar em funcionamento no prazo de um mês.
explicou que os materiais foram adquiridos no âmbito do programa de municipalização dos serviços de Saúde, traçado pelo executivo.
O responsável disse que o programa continua a surtir efeitos positivos no município, tendo permitido também a aquisição de uma viatura e uma ambulância para apoiar os serviços hospitalares, sobretudo o transporte de medicamentos e outros meios logísticos.
Joaquim Cipriano fez saber que, com este programa, torna-se possível expandir os serviços às aldeias e diminuir as taxas de mortalidade em 50 porcento, até 2012.
Segundo o director, há um défice de recursos humanos e postos de saúde, a nível das comunas, e para o hospital na área de especialidade, daí terem solicitado já um técnico de ecografia para trabalhar com os aparelhos.
Disse contarem já com um técnico para os serviços de Raio X, acrescentando que o hospital municipal vai se tornando autónomo, com a criação desses novos serviços e do banco de sangue, inaugurado a 4 de Abril.
“Com estes serviços, o Hospital do Chongoroi deixa de depender do Hospital Central de Benguela, o que ajuda a descongestionar a unidade, principal da província”, disse.
Joaquim Cipriano revelou que o governo local montou igualmente uma tenda de saúde, na localidade de Lumbili, arredores do município, para aproximar os serviços de saúde da população local.
O hospital municipal controla 13 unidades sanitárias, entre postos e centros de saúde. Tem mais de uma centena de técnicos, entre médicos e funcionários de base.
O programa de municipalização dos serviços, iniciado em Janeiro último, visa disponibilizar directamente para as contas das administrações do estado cerca de 165 milhões de kwanzas, para os cuidados primários de saúde anualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES