PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Doenças não transmissíveis apresentam maior prevalência que as patologias contagiosas



As doenças não transmissíveis apresentam actualmente uma prevalência maior que as patologias transmissíveis, contribuindo de maneira significativa na mortalidade geral, afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, a directora provincial de saúde pública, Isilda Neves.
Intervindo no segundo dia do congresso da comunidade médica de língua portuguesa e o VII Congresso de Saúde Mental da Língua portuguesa , a directora disse que o país não tem definido um programa estruturado e integrado com outros sectores para a prevenção e controlo das doenças não transmissíveis, apesar das várias iniciativas em curso.

Isilda Neves frisou que o programa de controlo das doenças não transmissíveis, segundo as várias opiniões, deve permitir o acesso ao diagnóstico e tratamento de forma continuada.

Para a responsável, se deve realizar um inquérito para a avaliação dos factores de risco para as doenças não transmissíveis, de formas a permitir uma melhor orientação das intervenções
Criar um sistema de informação e monitorização das doenças não transmissíveis, através do
esclarecimento de unidades sentinelas.

Considera importante a elaboração urgente do plano estratégico para o controlo das doenças não transmissíveis com uma abordagem multissectorial e integrado as componentes de promoção, prevenção e tratamento.

As doenças não transmissíveis (DNT) são patologias de longa duração e de progressão geralmente lenta, levando a morte anualmente 58 milhões de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES