Os problemas da saúde mental ao nível da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) seguem um padrão idêntico, excepto as patologias associadas ao stress traumático causado pela guerra e outras endemias de grandes catástrofes, considerou hoje, sexta-feira, em Luanda, a presidente da Associação da Saúde Mental, Rosel Salomão.
Em entrevista à Angop, à margem do VII Congresso da Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa, que decorre desde quinta-feira, disse que actualmente se verifica um aumento de doenças associadas ao consumo de substancias tóxicas, relativamente ao álcool e às drogas, situação que tem causado o aumento de doenças mentais nos vários estados membros.
De nacionalidade moçambicana, Rosel Salomão, preocupada, disse que os especialistas da CMPL continuam a trabalhar para que os problemas da saúde mental que estão não só associados à guerra, mas também às situações sociais e económicas e o consumo de substâncias prejudiciais à saúde humana sejam reduzidos no seio dos povos, sobretudo dos mais jovens.
Apesar da preocupação, disse que a situação ao nível da comunidade não é alarmante, visto que não constitui a primeira causa de internamento, assim como de morte nos serviços de saúde.
“A situação não é ainda alarmante, porque não constitui a primeira causa de internamento, assim como de morte, apesar de ser uma situação que preocupa os serviços de saúde, daí se estar a efectuar investimentos para que se impeça o aumento das prevalências dessas patologias”, disse.
Mesmo assim, defendeu a necessidade da efectivação de um maior investimento nesta área, para que se impeça o aumento das prevalências dessas doenças mentais.
Para ela, os investimentos devem de igual modo beneficiar a formação de técnicos de saúde, para que estes possam cobrir todas as áreas ao nível dos países que tenham carência de quadros e meios.
No quadro da cooperação, sobretudo com os países membros que registam um avanço da medicina, disse que África, sobretudo Angola e Moçambique, no quadro da CMLP, devem apostar em acções de formação contínuas em psiquiatria e saúde mental, assim como em pós-graduação e mestrado nessas mesmas áreas.
O evento encerra no princípio da noite.
Sem comentários:
Enviar um comentário