Quinze técnicos de saúde ligados ao laboratório de análises de clínica geral, de quatro municípios da província de Benguela, terminaram hoje a participação num seminário de capacitação sobre o diagnostico laboratorial da malária.
A acção formativa teve duração de oito dias e realizou-se no município de Bocoio, a 102 quilómetros da cidade de Benguela, tendo sido promovida pela Direcção Provincial da Saúde.
Patrocinada pela organização não governamental norte-americana CRS, o seminário visou treinar os técnicos de laboratório para facilitar o diagnostico da doença e reduzir a taxa de mortalidade por malária.
O seminário foi orientado pelo responsável do programa de combate à malária, da Direcção Provincial da Saúde, Manuel Cassiano, auxiliado por uma equipa de cubanos.
Os participantes abordaram temas ligados ao perfil epidemiológica da malária, como fazer recuar o paludismo em Angola, estratégia global e ciclo biológico e evolutivo do parasita, a vantagem e desvantagem da microscopia e dos testes de diagnostico, conservação e acondicionamento das laminas limpas.
A preparação do esfregaço de lamina, a técnica de colheita do sangue por punção capilar, erros mais comuns na execução das preparações sanguíneas de gota, preparação do corante, coloração das laminas, identificação das espécies de plasmódio, a forma como evitar os resultados positivo/negativo e inválidosforam outros temas debatidos no encontro.
No final, os formandos congratularam-se com a formação por ganharem mais conhecimentos actualizados sobre o diagnóstico laboratorial da malária.
Por seu turno, o chefe de repartição municipal da Saúde no Bocoio, António Nicolau Silongua, exortou os técnicos a aplicarem-se com zelo, empenho, dedicação e prática dos conhecimentos recebidos, para servir melhor as comunidades.
Sublinhou que o mau diagnostico da doença por parte do técnico de laboratório pode contribuir na morte dos pacientes.
Ao encerrar o seminário, o administrador municipal adjunto do Bocoio, João Herculano Neto, destacou a importância da cultura do saber de um homem e felicitou os formadores, formandos e a direcção da Saúde por escolher o município para albergar o evento.
Participaram do seminário técnicos dos município da Baia-Farta, Balombo, Bocoio e Lobito, que culminou com a realização de aulas práticas e de simulação da matéria ministrada ao longo da acção formativa, bem como com a apresentação do material a ser utilizado no exercício da profissão.
Sem comentários:
Enviar um comentário