PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Técnicos de saúde terminam seminário sobre diagnostico laboratorial da malária


Quinze técnicos de saúde ligados ao laboratório de análises de clínica geral, de quatro municípios da província de Benguela, terminaram hoje a participação num seminário de capacitação sobre o diagnostico laboratorial da malária.
A acção formativa teve duração de oito dias e realizou-se no município de Bocoio, a 102 quilómetros da cidade de Benguela, tendo sido promovida pela Direcção Provincial da Saúde.
Patrocinada pela organização não governamental norte-americana CRS, o seminário visou treinar os técnicos de laboratório para facilitar o diagnostico da doença e reduzir a taxa de mortalidade por malária.

O seminário foi orientado pelo responsável do programa de combate à malária, da Direcção Provincial da Saúde, Manuel Cassiano, auxiliado por uma equipa de cubanos.

Os participantes abordaram temas ligados ao perfil epidemiológica da malária, como fazer recuar o paludismo em Angola, estratégia global e ciclo biológico e evolutivo do parasita, a vantagem e desvantagem da microscopia e dos testes de diagnostico, conservação e acondicionamento das laminas limpas.

A preparação do esfregaço de lamina, a técnica de colheita do sangue por punção capilar, erros mais comuns na execução das preparações sanguíneas de gota, preparação do corante, coloração das laminas, identificação das espécies de plasmódio, a forma como evitar os resultados positivo/negativo e inválidosforam outros temas debatidos no encontro.

No final, os formandos congratularam-se com a formação por ganharem mais conhecimentos actualizados sobre o diagnóstico laboratorial da malária.

Por seu turno, o chefe de repartição municipal da Saúde no Bocoio, António Nicolau Silongua, exortou os técnicos a aplicarem-se com zelo, empenho, dedicação e prática dos conhecimentos recebidos, para servir melhor as comunidades.

Sublinhou que o mau diagnostico da doença por parte do técnico de laboratório pode contribuir na morte dos pacientes.

Ao encerrar o seminário, o administrador municipal adjunto do Bocoio, João Herculano Neto, destacou a importância da cultura do saber de um homem e felicitou os formadores, formandos e a direcção da Saúde por escolher o município para albergar o evento.

Participaram do seminário técnicos dos município da Baia-Farta, Balombo, Bocoio e Lobito, que culminou com a realização de aulas práticas e de simulação da matéria ministrada ao longo da acção formativa, bem como com a apresentação do material a ser utilizado no exercício da profissão.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES