PÁGINA OFICIAL DA DPS BENGUELA

ÓRGÃO OFICIAL DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA SAÚDE DO GOVERNO DE BENGUELA.



SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO PORTAL DE INFORMAÇÃO, OBRIGADO PELA OPÇÃO. DISFRUTE DE TODA INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA SANITÁRIA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA.

ESPERAMOS QUE LHE POSSAMOS SER ÚTIL. FELIZ ANO NOVO E MUITAS BOAS REALIZAÇÕES NO ANO DE 2012.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Centro médico da Calahanga precisa de técnicos e ambulância



Aníbal Kamati
O centro médico da comuna da Calahanga, a oeste do município da Baía-Farta, necessita de pelo menos três técnicos, uma ambulância assim com medicamentos para acudir a demanda, constatou este fim-de-semana o Uhayele M´ombaka.
De acordo com o responsável do Centro, Evaristo Wongombo, apesar de haver dois técnicos para socorrer o município, a localidade necessita ainda de três técnicos dos quais dois enfermeiros e uma funcionaria de base.
Louvou a iniciativa da organização cristã, Cruz Azul de Angola, que tem estado a levar a cabo campanhas de sensibilizar a população para consultarem os enfermeiros quando doentes.
Acrescentou também que as patologias mais frequentes naquela localidade são a malária, a diarreia e problemas respiratórios.
“E neste caso temos encontrado dificuldades de fármacos, e tem havido casos que nós pedimos ao doente para ir à Benguela fazer a compra”, frisou.
De acordo com o enfermeiro, o centro médico realiza 3 à 4 partos por mês. mas, acrescentou, têm trabalhado com as parteiras tradicionais e nunca tiveram casos de mortalidades materno-infantil e quando deparam-se com partos complicados enviam para o hospital central de Benguela com o transporte da administração comunal.
«Então também é necessário que haja uma ambulância para enviarmos os casos graves», realçou Evaristo Wongombo.
Apelou a população no sentido de fazerem as consultas no centro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSO ARQUIVO

NOSSOS VISITANTES